segunda-feira, 8 de março de 2010

"Olá, Clara. Tudo bem?

Vi seu comentário no site mundibrasil e gostaria de saber mais sobre a cloud computing.

Não sei se pode me ajudar, mas tenho algumas dúvidas sobre o assunto.

Que tipo de tecnologia é utilizada?

O serviço é fornecido apenas por empresas especializadas?

Eu posso “criar” uma cloud computing na minha empresa utilizando meus próprios servidores?

Existem soluções ERP para essa tecnologia?

Estou muito confuso sobre essa tecnologia pois não encontrei cases exemplificando o funcionamento da mesma.

Agradeço antecipadamente, pedindo desculpas caso esteja atrapalhando de alguma forma.

Att,"



A respeito do conceito de Cloud, posso lhe adiantar que é uma tendência já utilizada no modo de armazenamento e processamento de informações, que deixam de ser FÍSICAS E LOCAIS para serem REMOTAS, a partir de servidores bem distribuídos geograficamente. Estou anexando neste e-mail um recente artigo elaborado por mim e que aborda essa ideia de conceito.

"Que tipo de tecnologia é utilzada?" acho que vc se refere ao modo como acontece a Cloud, estou certa? Pois bem, um exemplo bastante simples é sua conta de e-mail, onde, em qualquer lugar que vc esteja, se vc acessa sua conta (@hotmail.com) vc terá acesso a suas informações e anexos que ali foram salvos ou enviados por/pra vc. E onde isso tá armazenado? num servidor da microsoft que processa e armazena sua informação de caixa de entrada de determinada conta de e-mails.

Caso vc sinta a necessidade de implantar um servidor com serviços COMERCIAIS, eu aconselho SIM vc procurar por prestadoras de serviços especializadas, como a Locaweb (.com.br), mas existem empresas diversas que oferecem pacotes para uso pessoal.

A ideia da Cloud é vc se livrar de servidores locais para utilizar de um servidor remoto. Logo, vc não utilizaria de seus proprios servidores numa Cloud, a não ser que vc esteja falando em ser um prestador de serviços(neste caso, montar uma Cloud para fora da sua empresa(?)).

Sim, existem pacotes de softwares com o estilo ERP que adotam a Cloud, nem que seja para um banco de dados. Eu conheço de utilizar no dia-a-dia o SIC (sistema integrado comercial) que recentemente lançou sua nova versão, tendo como diferencial o armazenamento em nuvens.

Espero ter ajudado e qualquer coisa pode mandar as ordens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário