terça-feira, 9 de março de 2010

“Lara Croft and the Guardian of Light” - A Cloud e a Cauda Longa

Sou fã de Tomb Raider e é claro que eu não deixaria de conferir a nova versão prevista pra sair no final deste ano (2010). Seu diferencial é claro: além do nome que passou a chamar-se “Lara Croft and the Guardian of Light”, eliminando o tradicional "Tomb Raider" - a meu ver a expressão Tomb Raider foi metaforicamente trocado por "Lara Croft" há algum tempo pelos próprios usuários - e, melhor ainda, será vendido através de downloads, onde o interessado paga uma taxa (que deverá ser mais em conta, entre R$ 50 e R$80, eis o meu palpite) e terá disponível o download do jogo assim como, acredito eu, algumas vantagens como alguns anexos exclusivos ou algo do tipo, visando atrair mais pessoas PAGANTES, para reduzir aquela história de "1 download que serve por 10". Observando este fato, percebo uma outra questão - também do meu interesse - a da Cauda Longa (The Long Tail), patenteada por Chris Anderson. Certamente vai haver uma transição comercial neste sentido (Lara Croft): anteriormente o comércio desse jogo era de algo em torno de R$100,00 cada jogo, onde o jogador teria de ir numa loja de games física para adquirir o game também fisicamente (um box contendo o cd - lembrei do meu 1º Tomb Raider e seu box azul perfeito *-*). Pois bem, agora o cenário muda e o que surge é um game muito mais evoluído, com promessa de mais uma vez surpreender e por um preço bem mais acessível e, acessível também a disposição do game, por ser feito através de um download mediante o pagamento de uma taxa mais em conta do que estávamos acostumados a pagar. Acredito eu, que além do game (como falei acima) outras vantagens também ficariam à download para o USUÁRIO PAGANTE. Vantagens para o distribuidor? Claro! Ele agora terá uma distribuição sob demanda, eliminando o custo de exposição do produto em prateleiras comerciais e também terá a promessa de atrair mais jogadores que estarão dispostos a participar desse novo nixo que foi formado. Uma representação gráfica, por favor:
(A comparação abaixo generaliza o comércio de games).



"Produtos" segue como "Produtos" e "Popularidade" consideramos como sendo o quanto se vendeu os games, neste caso, Tomb Raider. Em vermelho podemos observar como os vendidos fisicamente foram Hits de mercado alcançando um rendimento milionário considerável para uma limitação rápida de vendas. O espaço em amarelo podemos supor como sendo o jogo futuro, o disponível à download que não o encontraremos fisicamente. Há uma extensão da Cauda, mesmo que não alcançando o topo do eixo Y, mas que, por essa extensão, consegue alcançar um rendimento >= que a representação em vermelho. No entanto, torna-se viável essa dissipação da forma de comercialização de alguns produtos, neste caso, o de games.

Pois bem, espero que não tenha complicado a exemplificação. Segue abaixo o link da reportagem:
Aqui!

Qualquer comentário/dúvida/sugestão pode ser por aqui mesmo ou clarinhab@gmail.com

Hugs!

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