segunda-feira, 8 de março de 2010

08/03/2010

"Olá Clara boa noite,

Sou estudante de Redes de Computadores e estou estudando para meu projeto de conclusão de curso neste semestre, andei pesquisando sobre a tecnologia Cloud Computing que é a sensação do momento e te encontrei na net.

Mim diz uma coisa qual a aplicabilidade hoje da mesma, e onde eu iria aplicar, qual a necessidade local do mercado de TI no estado de Pernambuco?

No aguardo."


Caríssimo,

considerando as vantagens da Cloud, te digo que sua aplicabilidade é bastante viável, pois é natural que se tenha uma grande redução de custo com servidores logo de cara, só pra começar, dentre outros. A garantia de segurança e robustez do servidor Cloud é, por vezes, superior a o de um físico, isso considerando que se elimina perca do seu servidor local por um acidente, por exemplo.
Porém, a gente tem que comungar no seguinte ponto de vista: o servidor on Cloud quando utilizado 100% por uma organização, pra ter sentido tem que estar online 24 horas por dia e 7 dias na semana, ok? Mas como é a distribuição da banda larga no Brasil? Em sua maioria demonstra ineficiência! Logo, a aplicabilidade de uma Cloud numa organização (principalmente no NE) ainda tem como maior barreira a segurança de que sua conexão não falhará.

(Onde iria aplicar): Veja bem, a Cloud pode ser simples dependendo do objetivo do usuário. Neste momento você está utilizando um serviço on Cloud: sua caixa de e-mails! Pois EM QUALQUER LUGAR, A QUALQUER HORA e necessitando APENAS DE UM BROWSER, você pode ter acesso as suas informações que estão armazenadas em seu e-mail. Resumindo, a Cloud vai desde usuários domésticos/pessoais até a grandes organizações.

(Necessidade Local): À priori vem a questão da banda larga eficiente e sem falhas de conexão, mas sabemos que ainda iremos passar muito tempo convivendo com isso, então simplesmente aconselho a criar um sistema suporte, que deve ser físico e sincronizado com o servidor Cloud para ser ativado sempre que for preciso (em muitos casos nem é preciso utilizá-lo).
Ainda não sinto uma pressão para que haja uma mudança imediata das organizações para um servidor online, o que acontece é que na hora de fazer um upgrade ou adquirir um novo servidor, a proposta via Cloud se torna mais interessante e mais viável ao empreendedor do que o servidor físico. Posso dizer que estamos numa TRANSIÇÃO NATURAL, sem pressa explícita, mas a Cloud vem ganhando e conquistando fãs afora, atraindo mais clientes para o nosso lado, seja em PE ou em qualquer outro estado.

Espero ter te ajudado ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário