domingo, 2 de maio de 2010

Os Jogos, as Nuvens e a OnLive...


Dia 17 de junho será lançado oficialmente a plataforma de jogos OnLive, que promete revolucionar toda a questão de games e consoles. Tudo isso, obviamente, nas nuvens! E o idealizador dessa esperada novidade é ninguém mais ninguém menos que Steve Perl - brother de Steve Jobs!
Segundo a promessa da OnLive, não importa a configuração do seu computador, mesmo que ele tenha uma configuração de cinco anos sem upgrades, será possível utilizar dos serviços da OnLive: jogos em demanda com altíssima qualidade gráfica.
Lembro que inicialmente a promessa de jogos da OnLive tinha um acervo limitado, com "apenas alguns" títulos - títulos estes atuais e que exigem uma alta configuração do PC para que rodem. Porém, o discurso da OnLive mudou para "disponibilizar ao usuário qualquer jogo" que ele queira, todos em demanda, a qualquer momento e em qualquer lugar (conceito clássico de Cloud Computing).



Isso significa que os jogos restritos apenas aos ambientes Windows agora poderão rodar em Macs, por exemplo, sem problemas, basta dispor de uma conexão por banda larga :)
Mas a OnLive não está limitada a pcs, seu diferencial está em um console (de tamanho mínimo) criado pela própria OnLive que, quando instalado numa TV LCD irá dispor ao player os jogos da mesma forma que num pc.
Já houve a primeira demonstração pública do OnLive que ocorreu em março de 2009, na Conferência de Desenvolvimento de Games nos EUA. Essa demonstração trabalhou a parte de interface, que lembra uma rede social. Vale a pena conferir o vídeo no link acima.
Em sites como o YouTube, cada quadro da imagem demora cerca de 500 milissegundos para ser transmitido do servidor para o usuário, o que é inadequado para o uso de jogos. Porém a equipe de desenvolvedores da OnLive conseguiu desenvolver um algoritmo que diminui esse tempo para 1 milissegundo por frame, o que garante percepção de ação contínua do jogo! (=O)
Está disponível no Site da OnLive a opção de testes, mas, se não me engano, está liberado apenas para alguns usuários cadastrados em setembro.
Segundo a INFO de janeiro/2010, "quanto mais distante estiver um jogador de data center da companhia, maior o tempo que os dados vão levar para percorrer o caminho". Ou seja, acho que inicialmente apenas alguns americanos irão desfrutar dessa maravilha. Mas é só uma questão de tempo! (;D)
Ainda segundo a INFO, as indústrias de games tem olhado para a OnLive com "bons olhos", pois "além de zerar o custo de distribuição e produção de cópias em DVD, o serviço impede a pirataria [...], é impossível baixar os jogos da nuvem e vendê-los ilegalmente. Lançamentos ficarão disponíveis instantaneamente para compra ou aluguel".

Bem, enquanto isso já fiz meu pré-cadastro de lançamento da OnLive e, se eu estiver entre os primeiros 250.000 cadastros, irei adquirir meu "status de prioridade" no serviço hehehe
Segundo o termo de uso, nos primeiros 3 meses - que serão de testes - eu pagarei $14.95 por mensalidade para utilizar do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário