domingo, 11 de abril de 2010

"Metade dos líderes de TI dos EUA desconfia de cloud computing"

Texto que talvez possa atender ao pedido de Filipe G. (vide mural).

Encontrei essa reportagem no Computer World, conteúdo muito interessante.

Por IDG News Service - 07 de abril de 2010
"De acordo com pesquisa realizada por auditoria norte-americana, 45% dos gerentes de tecnologia norte-americanos acreditam que riscos da nuvem superam benefícios.

Apesar do barulho que se faz em torno do conceito de computação em nuvem, os fornecedores ainda têm bastante trabalho para emplacar a tecnologia de forma abrangente. De acordo com pesquisa realizada pelo auditoria norte-americana Information Systems Audit and Control Association (ISACA), 45% dos gerentes de tecnologia dos Estados Unidos acreditam que os riscos da nuvem superam os benefícios.

O levantamento, que ouviu 1,8 mil profissionais via web, indicou também que somente 10% dos líderes planejam usar cloud para aplicações de missão crítica.

De acordo com o vice-presidente da ISACA, Robert Stroud, o resultado é natural e ainda vai levar algum tempo até que os gerentes de TI ganhem mais familiaridade e fiquem mais confortáveis com a tecnologia. “A prática de terceirização enfrentou o mesmo tipo de reticência quando foi introduzida”, afirma.

Embora a pesquisa não tenha especificado quais riscos estão associados com cloud computing, Stroud disse que a maioria dos gerentes de TI se questionam se será possível manter os dados seguros e privados nas configurações da nuvem. Eles também se preocupam com o fato de o fornecedor de nuvem sair do mercado e criar problemas.

“Os fornecedores também são culpados. Eles poderiam fazer mais para diminuir essa preocupação oferecendo informação sobre segurança interna, privacidade e outros procedimentos”, diz Stroud. “A transparência é um aspecto chave do gerenciamento de risco e um diferencial para fornecedores de cloud”, complementa.

A preocupação com segurança se reflete em outro dado da pesquisa: 79% dos gerentes de TI planejam manter ou aumentar investimentos em gerenciamento de risco em 2010, comparando com 2009. Segundo ISACA, esses investimentos abrangem software, serviços e conscientização sobre as políticas."


Vide Fonte!

Um comentário:

  1. Clara, quando tava lendo essa materia, aconteceu uma coisa interessante.. Sabe quando vc esta lendo um texto antigo e se pega rindo dos absurdos que se falava antigamente, de uma coisa tão obvia?? Foi assim que eu me senti ao ler esta reportagem, e sinceramente espero que esse meu sentimento seja muito em breve verdadeiro. Porque todo mundo sabe que sempre existe resistencia a mudanças e tal, mas conseguir vislumbrar os beneficios que a cloud computing vai trazer, é MARAVILHOSO...Continue, muito bom! =D

    ResponderExcluir